2008-06-22

O circo (perdão, o congresso)!

Sinceramente, aquilo correu muito bem para a Manuela. Gostei do seu ataque ao Governo de Sócrates. Escolheu muito bem a estratégia inicial.

De todos os discursos, o que mais gostei foi o do Ângelo Correia, em jeito de despedida de Presidente da Mesa de Assembleia do partido. Será que teremos mais militantes com a fibra combativa dele? Espero bem que sim.

Pedro Passos Coelho manteve a sua posição de 2º candidato à liderança. Como todas as situações, em véspera de ano de eleições, é natural que se façam alianças no momento, para preparar as próximas listas de deputados e assegurar "simpaticamente" os lugares do poder local.

Quanto ao "outro" Pedro, entrou, portou-se como se estivesse cercado pelo inimigo dentro da mesma sala e saiu, como se tivesse ganho alguma coisa. Admito, claramente, que com ele o PSD ganhou derrotas, ganhou desrespeito pela sociedade portuguesa, ganhou polémicas, ganhou câmaras falidas, ganhou atitudes comiseráveis com os adversários políticos, ganhou um populismo que até me faz comichão. Não o suporto, é um tremendo vaidoso. Sinto um ultraje por ele se portar como uma vítima, agora, acusando os outros de coisas que fez às escondidas aos seus adversários. Não sabe assumir responsabilidades, para isso, estão lá os outros. Isso é sempre um sinal de má liderança.

Mete-me um terrível "nojo" ouvir desta pessoa a palavra "ética". Ética para ele, só serve para ser referida quando tudo já se perdeu. Que ética teve ele quando depois de sair do governo, têm o desplante de dizer publicamente que irá aproveitar os seus conhecimentos ganhos no governo para arranjar trabalho como consultor? Que ética podemos esperar de uma pessoa que afirma estar disponível para aceitar cargos, ao qual a Manuela lhe diz claramente "não, obrigado!" e que depois toma a posição de que se encontra indisponível para aceitar qualquer cargo? Até parece uma birra!

"Ética?". "The show must go on!"

Sem comentários: