2007-08-15

XXX Congresso e Directas

Ver desenvolvimentos no final do post

O 30º congresso do PSD será de 12 a 14 de Outubro 2007 em Torres Vedras. Será precedida da eleição do líder do partido por sufrágio directo, pelos militantes. Também será realizada a eleição dos delegados a este congresso.

Consultar regulamento e outras informações aqui.

Site dos candidatos, por ordem alfabética:


Têm havido muita desinformação com o objectivo de obscurecer este processo de democracia directa. Da parte que me toca, o sistema não é perfeito e é candidato a melhorias futuras - informatização a nível distrital e local de modo a permitir uma agilização futura do processo eleitoral.

Contudo, os Militantes não se podem demitir das suas responsabilidades só porque há entre eles quem não pagou as quotas no princípio deste ano e que agora resolveram fazer chantagem com os restantes porque não há quem lhes queira ou possa pagar centenas ou milhares de quotas impunemente.

A "grande luta das quotas pagas através das Secções" têm sido alimentada por quem quer passar a financiar ilegalmente o partido e as suas campanhas políticas, sem regras, sem
transparência e sem controlo, sabe-se lá através de lobbies que querem ter joguetes no governo, potenciando a corrupção e confirmando a má-fama que os políticos têm merecido ultimamente. E todos sabemos quem a têm advogado ultimamente. Não contem comigo para isso.


Acrescentado em 23Agosto2007

O caso da SOMAGUE e financiamento das campanhas políticas do PSD vai dar que falar e que à partida leva a opinião pública a concluir que houve favorecimento desta empresa pelos órgãos políticos eleitos à altura, mesmo que tenham havido razões iniciais para a contestação do resultado do concurso por esta empresa, por violação das regras do consórcio vencedor.

A verdade é que o financiamento foi ilegal, dando depois forma às acusações implícitas de corrupção. As devidas responsabilidades criminais devem ser assacadas se se de facto houve crime de corrupção. Quanto ao financiamento ocorrido em 2001, é proibido e punível com coimas e perda a favor do Estado dos valores ilegalmente recebidos, embora tal facto não constitua crime mas uma contra-ordenação, o que não desresponsabiliza de maneira nenhuma os seus autores.

Em vez de "Don´t Ask, Don´t Tell!", o melhor teria sido mesmo ... "Don´t Do It!"

Acrescentado em 28Agosto2007


João Pacheco Pereira no Abrupto, afirma que "sanear" as secções de Lisboa, Sintra e Loures, fundindo-as numa só concelhia por município como é o caso do Porto, levaria a um "arejar" das estruturas partidárias locais. Concordo. Também, não percebo porque carga de água Oeiras têm duas secções, uma a Leste em Algés, e outra a Oeste em Oeiras. As suas existências alimentam o percurso partidário de uma dúzia de militantes. De Algés , não conheço mais nada senão broncas internas, guerra aberta e um lavar de roupa suja na praça pública impressionante. Porque será que JPP lança agora este repto, antes das directas?

A mim parece-me que vai ocorrer uma redução do número de secções e
limpeza de "militantes-fantasma" a nível distrital em Lisboa. Já tinha proposto a fusão de secções anteriormente há cerca de um ano, houve uns quantos na blogosfera de Oeiras que são da Secção de Algés que se manifestaram contra, mas depois das últimas eleições serem ganhas por Helena Lopes da Costa em Algés, mudaram de opinião. As opiniões mudam muito, consoante o estado da maré. Eu diria mesmo que é este tipo de modismo, tacticismo e proteccionismo de lugares, dos seus lugares, de favores e das tais "rampas de lançamento" dentro do partido e em empresas públicas, que leva a uma degeneração interna do PSD.

O "problema" é que eu tenho uma longa memória, demasiado longa para quem está na política, e embora afirmar isto seja incomodativo para alguns, falar verdade nunca foi tão necessário... e tão caro a nível pessoal. E fico-me por aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nas eleições o que interessa é ganhar. Depois disso, o que se fez não interessa. Cobra-se uns favores, atrasasse um ou dois processos, autorizasse isto ou aquilo e fica tudo entre amigos.
É o compadrio a funcionar nas mais altas instâncias do governo português. Com exemplos destes e no PS e CDS também, bem podem dizer que querem acabar com a corrupção que a gente não acredita.

Anónimo disse...

Ai o pretuguês!!!!!

Anónimo disse...

Pois... o 'português'...!

Há uma regra muito simples que consiste em dizer em voz alta...

atrazasse não é atraza-se, e autorizasse é diferente de autoriza-se, são tempos verbais diferentes e diferentes formas de conjugação mas, e em caso de dúvida, tb resulta consultar uma gramática ou um prontuário da Língua Portuguesa. :)