2008-04-30

Passos Coelho propõe mais liberdade na vida pública, económica e privada

Pedro Passos Coelho apresentou hoje a carta de valores da sua candidatura à presidência do PSD, onde propõe mais liberdade na vida pública, económica e privada e promete falar verdade, considerando-a um compromisso de honra.

A pessoa é o primeiro dos dez valores da candidatura de Passos Coelho, que rejeita "os 'ismos' que, em nome de ideologias, sacrificam as pessoas e promovem a existência de uma burocracia sem rosto". "Defendo o indivíduo na plena posse dos seus direitos e deveres, marca essencial da matriz social-democrata", declara no documento, que exalta o mérito e a iniciativa individual.

O segundo valor afirmado pela sua candidatura é a liberdade: "mais liberdade no espaço público, mais liberdade na actividade económica, mais liberdade na vida privada, mais liberdade no exercício pleno da cidadania".

Passos Coelho sublinha que quer "uma liberdade responsável, onde cada um possa viver com a consequência das suas decisões".

Como terceiro valor, o ex-presidente da JSD elegeu a verdade. "Falaremos verdade", promete na sua carta de valores, considerando que "em democracia uma escolha falseada é uma escolha ferida de morte". "Recuso a política das meias palavras determinadas pela mera vontade de somar votos ou pelas conveniências da conjuntura. A verdade é para mim um imperativo ético e um compromisso de honra", reforça.

A confiança, a esperança e a mudança são outros dos dez valores da candidatura, que ambiciona promover "uma mudança profunda no PSD" e "uma nova evolução para Portugal".

"Há momentos em que é preciso assumir a coragem de mudar", defende Passos Coelho, que assume "a exigência de reconstruir a base programática da social-democracia, de restituir ao PSD um rumo claro e ajustado à sociedade dos nossos dias, reflectindo os anseios e as ambições das novas gerações".

O candidato defende ainda os valores da união, mas "na diversidade", da autoridade, embora recusando "sem hesitar todo e qualquer autoritarismo", e um país com "justas oportunidades para todos".

Quando afirma o mérito e a iniciativa individual como valores, Passos Coelho aponta o exemplo da sua candidatura: "Esta candidatura é a expressão de uma iniciativa individual, sem temer dificuldades e sem quaisquer garantias prévias de adesão. Por isso dou valor ao empreendedorismo".