2009-04-03

Administradores da Gebalis vão ser julgados por peculato e administração danosa

O juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa validou hoje de manhã a acusação de peculato e de gestão danosa imputada pelos procuradores do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa a três administradores da Gebalis, empresa municipal responsável pela gestão principal a gestão social, patrimonial e financeira dos bairros municipais de Lisboa.

A pronúncia dos gestores Francisco Ribeiro, Clara Rocha e Mário Peças implica o seu julgamento nas Varas Criminais de Lisboa por terem causado um prejuízo à Gebalis no montante aproximado de 200 mil euros, por uso abusivo dos cartões de crédito que eram custeados pela empresa municipal.

O dano causado corresponde, segundo cálculos efectuados pelos magistrados do MP, a 2/5 do montante do subsídio atribuído anualmente pela CML àquela empresa municipal, no período correspondente ao seu mandato. E excede mesmo o montante de 124.252 euros relativos a proveitos no exercício de 2006.

Os arguidos terão usado os cartões de crédito para pagamento das despesas em refeições particulares e com amigos, quer nos dias de trabalho, quer em férias ou fins-de-semana, quer, ainda, no decurso de viagens ao estrangeiro.

Se não me engano, os três administradores ocuparam as posições da Gebalis durante o mandato de Pedro Santana Lopes. Se é este o tipo de gente que o Santana confia...

1 comentário:

Lachega disse...

É um Rega-Bofe absoluto. Isto é o que se sabe. E as negociatas com contornos legais que escondem a grande corrupção. O PS E O PSD SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR TUDO ISTO. NENHUM É MELHOR DO QUE O OUTRO.