2006-12-01

Dia Mundial do HIV/SIDA


Não posso deixar de assinalar este 1º de Dezembro com um momento em que todos nós devemos pensar no flagelo do HIV/SIDA.

Actualmente, quase 40 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus, e este ano, em 2006, foram detectadas quase 5 milhões de novos casos. A região do globo mais afectada é a zona do Sub-Sahara em África, com 65% desses casos.

Este ano, já morreram 3 milhões de pessoas devido à SIDA.

Associado ao propagar da doença, temos as doenças oportunistas, a Malária e a Tuberculose, com elevadas taxas de crescimento e que constituem um motivo de preocupação para a saúde pública. Não podemos olhar para o lado e pensar que a SIDA não nos diz respeito.

Parar o crescimento desta doença é um dos objectivos do millenium, a cumprir até 2015, acordado por todos os países. É importante uma mudança das mentalidades e comportamentos de cada um. Conscientemente.


E quanto às salas de xuto, recentemente adoptada em Lisboa, a Maria José Nogueira Pinto acha mal.

Pois eu acho muito bem!

É uma das poucas iniciativas que podem reduzir o impacto que o vírus HIV/SIDA terá nos toxicodependentes. Porque eles também têm direitos humanos. E quem estiver minimamente informado na área da Saúde, xutar os problemas para outro lado não acaba por resolvê-los em termos de saúde pública. Só uma pessoa ignorante e preconceituosa poderia estar contra esta medida, tomada corajosamente pelo executivo do PSD.

Aqui fica a leitura de fim-de-semana para os preconceituosos:

Sem comentários: