2006-12-31

Driving Home for Christmas

Este Natal e Ano Novo dedico-o aos Bombeiros, de serviço 24H por dia. Com tanta pressa vai haver muita chapa batida e Natais arruinados, sem falar do que toda a gente menos quer que aconteça - mais uma história triste de Natal, nas estradas portuguesas...
Conduza com Prudência!
A sua família vai adorar!!!

11 comentários:

Consciência Critica disse...

Feliz Natal para ti "Direct". Tudo do melhor, come e bebe muito, e deixa lá isso que para o ano será melhor. Um abraço

E disse...

Olha que 2006 não foi assim tão mau. Sou um optimista por natureza, pá! Portugal não abriu falência e não tamos tão mal como na Bulgária, com manifs e porrada na rua! Eheh. E ainda se queixam do défice de democracia. Próspero 2007!

Anónimo disse...

Embora um pouco atrasado (NAER-Ota),
Bom Ano novo:
NAER: OTA X RIO FRIO

DN (1Ago 05) - extracto de documento junto (Engº Arménio Matias, ADFER):

“Da comparação das quatro opções consideradas, conclui-se”:

DA ANÁLISE GLOBAL DE UM CONJUNTO DE ASPECTOS OBJECTIVOS, A MELHOR OPÇÃO É MONTIJO B E A PIOR A OTA;
NO ASPECTO OPERACIONAL A MELHOR OPÇÃO É O RIO FRIO A E A PIOR A OTA;
NA PERSPECTIVA DA ENGENHARIA A MELHOR É MONTIJO B E A PIOR A OTA;
NO ASPECTO AMBIENTAL A MELHOR É RIO FRIO E A PIOR É MONTIJO A;
NA PERSPECTIVA DA ACESSIBILIDADE A MELHOR É O MONTIJO A E B E A PIOR RIO FRIO *;
NO ASPECTO DO ESFORÇO FINANCEIRO NAS INFRA-ESTRUTURAS E DA PRÓPRIA TAP A MELHOR É MONTIJO B E A PIOR A OTA;
NA PERSPECTIVA DA OPERAÇÃO SIMULTÂNEA COM A PORTELA E DOS INVESTIMENTOS INERENTES A MELHOR SOLUÇÃO É O MONTIJO B E A PIOR A OTA.

Conclusões da ANA de 1944, esmagadoras para a decisão do governo** em 1988, que, com base no risco de colisão com aves, conduziu à precipitada escolha da Ota.

Obs minhas:
* Contariam já com a ponte Vasco da Gama? Junte-se-lhe uma nova ponte ferroviária para Lisboa (TGV).
**Informação pública da decisão na TV: dois ministros, o da tutela, e a do ambiente, para lhes aumentar a coragem, reduzindo a responsabilidade!
Pelos vistos, nada a fazer.

E disse...

Zulu, estudos de 1944 ou de 1994?

Quanto à ADFER, não lhe reconheço credibilidade. Desculpe, mas não suporto o lobby ferroviário cá em Portugal. Gostam de ficar com todas as batatinhas e que se lixem os outros (não há nada a fazer cá em Portugal, todos lutam contra todos).

Quanto à operação simultânea, esses tipos da ANA não deviam ter nenhum controlador aéreo com experiência na TMA de Lisboa no grupo de trabalho, porque essa conclusão é ridícula! Desculpe, mas é mesmo ridícula, e só um amador diria uma coisa dessas. Holding-Point e Approach independentes, além de semelhante orientação das pistas são vantagens numa operação simultânea. A Ota e a Portela tê-lo-iam. MontijoB (este-oeste) e Portela não.

Eu prestei serviço militar no Montijo e se bem me lembro, houve uma vez que um F-16 aterrou na BA6 e ficou com o trem de aterragem danificado devido a ter colhido um pássaro de médio porte (2kg?) quando estava já na final. Se a turbina o tivesse sugado, teria sido catastrófico.

Cumps.

Anónimo disse...

DC
Alem dos estudos de 1994 (94), atenção ao/s estudo/s dos anos 60/70 do gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa (GNA), apreciado pelo Conselho Aeronautico de então (Dez69), tendo este rejeitado qualquer localização na margem Norte do Tejo e dando a sua concordância à localização Rio Frio.
Na Ota, garantido um movimento de terras equivalente a um muro de: 10m da base por 10 metros de altura, com 500km de extensão.
«A iminência do desastre técnico e económico» sub-título da conferência do brigadeiro Krus Abecassis da FA, na Sociedade de Geografia - "O aeroporto de Lisboa"
De um Boletim da AFAP (Jul/Set04)
PS: como prestou serviço na BA6, conhece por certo a geografia/terrenos da zona ne Alcochete (Campo de tiro da FA) e Rio Frio. Deve conhecer igualmente a zona da BA2/Ota. Que promete. Em geografia e acesso a Liboa.
Bom Ano

E disse...

Conheço a Ota. E já li o comentário do general associado à Soc. Geo. Lisboa. Não será a opinião de um homem na reforma que vai contrapôr um grupo de trabalho profissional com os conhecimentos que eles têm na construção de um Aeroporto. O General é PilAv e não um Engenheiro de Aeródromos.

E o que me diz colocar um aeroporto se fôr no Montijo com uma rota que cruza o Campo de Tiro de Alcochete. Muda-se o CTA também?

Tente ver a "Big Picture". Não veja só do lado dos transportes ferroviários.

Não quer rever melhor esses cálculos?

Isabel Magalhães disse...

Caro D.C.

Sem qq espécie de ataque aos Soldados da Paz, garanto que me assusta e preocupa a forma como alguns conduzem as viaturas - de incêndio e ambulâncias.

Renovo os meus votos de um FELIZ 2006.

Um abraço.
I.

Anónimo disse...

DC
O CT Alcochete, não tem hoje qq justificação onde está.
Ficaria bem melhor no Campo Militar de Sta Margarida. Porque não? Ou deve o CTA sobrepor-se a um NAER Lisboa?
Digamos que com a dinâmica deste governo, e da forma como a decisão foi apresentada por dois ministros do anterior governo do PS, o que está decidido decidido está.
Senhora IM.
Tem muita e boa razão.
Cumprimentos.

E disse...

Se fosse o PSD no governo, teria sido a mesma escolha, Ota. Não há decisões políticas assolapadas - ou não devem haver.

Se não sabe, o PSD Local da freguesia da Ota estava em 2004 a favor da construção do aeroporto na sua localidade, e o PS, a chefiar a junta , estava contra.

Quando o PS ganhou, começou a correr o boato de que havia terrenos da família Barroso/Soares na Ota, e isso era a razão porque o governo actual estava inclinado a escolher a Ota. Este tipo de atitude cheira-me muito mal e contribui para o descrédito da política e políticos portugueses. Até hoje ninguém apresentou provas.

Prefiro estar do lado de quem não acusa sem ter provas.

... e mesmo que se mudasse o CTA para o campo de tiro do exército em Vendas Novas ou Sta Margarida, não resolvia o problema que é bastante perigoso para a aviação - os "bird strikes".

Bom ano para si também, z.

E disse...

Isabel,

Tenho uma óptima impressão dos nossos bombeiros, de Norte a Sul, por ter estado recentemente na Protecção Civil, comando central, em Oeiras. Merecem muito mais pelo risco de vida que correm, do que a sociedade actualmente lhes dá.

Um abraço e um excelente ano 2007!

Isabel Magalhães disse...

DC;

Venho emendar a data... por lapso escrevi 2006 quando é - obviamente - 2007.

Qto aos Bombeiros, estou o mais possível de acordo consigo excepto no ponto que foquei - a excessiva e desnecessária velocidade de alguns condutores e a que todos nós assistimos frequentemente.

Para si também, e mais uma vez, um excelente 2007.