2006-12-25

Personalidade do Ano 2006

Cavaco Silva

Já fez mais pelo futuro de Portugal como presidente da república nos primeiros seis meses de mandato que o seu antecessor em toda a duração dos seus mandatos. Pauta por uma elevada descrição, não confundindo a governação do país com o partido que o lançou para uma brilhante carreira inicial como primeiro-ministro.

Foi eleito com o apoio do eleitorado do centro e direita, recusando-se a criticar os seus adversários e impondo um estilo de campanha limpa como não se via em Portugal há muito tempo.

Têm uma forte preocupação - humana - pela justiça social, sem esquecer o lado imprescindível para a sua implantação e sustentabilidade, o desenvolvimento económico das regiões.

Discurso da Tomada de Posse a 9 de Março de 2006:

"Não tenho dúvidas de que os tempos são difíceis. Mas temos à nossa frente um enorme espaço para o optimismo, que é o espaço da vontade, da coragem e do querer. Tenho orgulho no meu País e na sua História. Por tudo passámos, como Povo. Momentos altos, e até de glória, e momentos de dificuldade e mesmo de angústia. Mas estamos aqui. Quando fez falta – e tantas vezes fez falta – mobilizámos o melhor de nós próprios e conseguimos. Estou certo de que vamos conseguir mais uma vez.

Hoje, como ontem, vamos provar que somos capazes de vencer a tirania da resignação e o espartilho do pessimismo. Pela minha parte, estou profundamente convicto de que a nossa determinação é maior do que qualquer melancolia, de que a nossa esperança é mais forte do que qualquer resignação, de que a nossa ambição supera qualquer desânimo. Sei que os Portugueses, tal como eu, não se resignarão a um destino menor. Na história dos povos nunca é demasiado tarde para realizar o sonho e cumprir a esperança. Nunca é tarde desde que saibamos ser fortes e unidos, desde que tenhamos orgulho no que somos e desde que saibamos o que queremos ser.

O que os momentos altos da nossa História nos ensinam é que somos um povo marcado pela insatisfação. Que nos marca a ambição de fazer mais e melhor. Marca-nos a ideia de que somos agentes da História, senhores do nosso destino. Somos um povo capaz de superar as dificuldades nas horas de prova."

2 comentários:

Carlos Sério disse...

coloquei o link do social-democracia no classepolitica. Espero que não se importe.

E disse...

EPá, com um catano!
Se me importo? Não, esteja à vontade...

No rights reserved for this blog.

Boas entradas...e saídas 2007!