2007-05-09

E se acontecesse em Portugal?

Um exemplo do que pode acontecer quando o sistema de protecção civil nacional falha.

4 comentários:

E disse...

Começou ontem a temporada dos furacões, ao largo da Florida.

Ver mais informações aqui.

Isabel Magalhães disse...

Já cá tinha estado mas o blogger entrou em 'shortage' e o comentário foi para o espaço.

Creio que disse mais ou menos o seguinte: Aquando do Katrina tomei um maior conhecimento dos estados mais pobres dos USA e fiquei literalmente horrorizada com a falta de resposta do governo central.
Também fiquei mais ou menos admirada com o facto de o presidente J.B. ter apelado á generosidade dos cidadãos no sentido de contribuirem para um peditório que visava ajudar as vítimas.
Não sei o montante da verba que foi necessária para a reconstrução nem sou avessa a actos de solidariedade, só manifesto a minha estranheza por um país como os USA necessitar de apelar à generosidade dos eleitores.

***
I.

Isabel Magalhães disse...

Bom... obviamente que me referia a 'outage'. lol

sorry!

I.

E disse...

Não é de um ciclone como o Katrina que receio em Portugal, mas da Agência Nacional de Protecção Civil não ser capaz de fazer face a um aumento de "ondas de calor" este verão, previsto ser o mais quente que há memória.

No ano passado morreram 1000 a 1500 pessoas devido aos efeitos directos e indirectos das "ondas de calor". Receio que este ano o número vá aumentar. O impacto não é tão imediato como um furacão devastar toda uma região, mas acaba também por matar os mais desfavorecidos ou desprotegidos.

Nota à parte: O inverno anterior foi o mais quente e mais chuvoso que há registo desde 1931.