2007-07-21

CML recebe 14 viaturas amigas do ambiente

"A frota da Câmara Municipal de Lisboa dispõe, a partir de hoje, 17 de Julho, de mais 14 viaturas pesadas, movidas a gás natural, para transporte de resíduos sólidos urbanos. A entrega foi feita pela Valorsul à presidente da Comissão Administrativa, Marina Ferreira.

A iniciativa insere-se na estratégia partilhada entre a Valorsul (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Área Metropolitana de Lisboa SA) e os municípios de Lisboa, Amadora, Loures e Vila Franca de Xira, que visa a melhoria dos serviços relacionados com a recolha dos resíduos e a promoção de um melhor desempenho ambiental das instituições.

O concurso público promovido pela Valorsul contemplou a oferta de 31 viaturas às quatro autarquias, no valor total de 4.833.622 euros (sem IVA), usufruindo o Município de Lisboa de cerca de metade desse investimento.

Das 14 viaturas agora recebidas, 13 são de remoção, com 16 m³ de capacidade, e uma destina-se à lavagem de contentores, sendo que todas vão possibilitar o abate de igual número de viaturas da autarquia com matrículas de 1978 a 1983.

O protocolo de constituição do usufruto das viaturas pesadas foi assinado no dia 17, nos Paços do Concelho, pelos administradores da Valorsul, Luís Alves e Fernando Ribeiro Rosa, e pela presidente da Comissão Administrativa da CML, Marina Ferreira.

Na ocasião, Marina Ferreira explicou a escolha do “período pós-eleitoral” que se vive na autarquia para a realização deste acto "extremamente importante para a cidade".

“Apesar de reconhecer que a cidade continua muito carenciada de higiene e limpeza, achei que fazia sentido, nesta fase de transição do executivo, mostrar o que se tem vindo a fazer na recolha e tratamento dos milhares de toneladas de lixo que se produzem em Lisboa”, disse, sublinhando que "a Higiene Urbana é uma das áreas mais importantes da CML”.

Marina Ferrreira terminou a sua intervenção com um apelo aos lisboetas: “Todos sabemos que a melhor maneira de manter a cidade limpa é não fazer lixo e, portanto, quero deixar uma mensagem, não política mas de cidadania, a todos os cidadãos para que se juntem ao esforço da CML e da Valorsul para manter Lisboa limpa”.

O administrador da Valorsul, Luís Alves, destacou os benefícios ambientais resultantes do uso deste tipo de viaturas e informou que, muito em breve, entrará em funcionamento o posto de abastecimento de gás natural em construção junto à sede da Valorsul, em São João da Talha.


Reciclagem continua a crescer em Lisboa

A recolha selectiva de materiais dos resíduos sólidos urbanos em Lisboa continua a evoluir muito favoravelmente; Relativamente a 2006, o papel/cartão está a crescer 9,5 %, o vidro 9,0 %, as embalagens 20,5 % e os resíduos orgânicos 10,2%.

Por outro lado, actualmente Lisboa recicla 17 % dos resíduos removidos pelos serviços municipais, quando no ano passado, por esta altura, reciclava cerca de 15 %, o que comprova o esforço contínuo e seguro do Município na reciclagem dos resíduos produzidos na sua área e que se tem traduzido numa redução dos encargos com o tratamento e destino final dos resíduos, mercê das receitas com origem na venda dos reciclados."

4 comentários:

E disse...

O que tenho a dizer acerca disto é:

Marina Ferreira devia ter no futuro próximo um cargo de mais elevada responsabilidade política. O facto de ter partido das bases - e por incrível que pareça criticada por causa disso dentro do partido - tornou a sua "fraqueza" do ponto de vista de alguns, numa força do ponto de vista de muitos.

Anónimo disse...

Atenção! Esta é aquela comandada pelo comandante Azevedo Soares. Só foi parar á camara com a cunha do comandante. Tudo o que fez politicamente foi por cunha do comandante. Perguntem aos militantes que trabalharam com ela como é que ela é...

E disse...

Tou a ver que o "problema" é a cunha e não o que ela fez.

Tou esclarecidíssimo.

Anónimo disse...

Pois, porque um lugar desses só pode ser por concurso público, ou por lotaria entre os militantes do PSD. Ir por conhecimento ou cunha é que não pode ser. Deixem-se de coisas pá