2007-10-29

Alterações Climáticas

Devido ao aquecimento global, a temperatura média da água do mar têm subido. Isto leva a uma maior evaporação à superfície e por acréscimo precipitação elevada junto ao Litoral. Não é demais relembrar o que aconteceu no ano passado, por volta de esta altura. Tipicamente, é no final de Outubro, por estes dias, e até à Primavera, que a precipitação aumenta consideravelmente, de uma média total mensal de 70 mm de precipitação acumulada em Setembro, para 200 mm no final de Outubro e 250 mm em Novembro.


Precipitação Elevada: "São fenómenos de difícil previsão, que provocam rapidamente inundações urbanas (habitações e estabelecimentos, ruas e estradas), pela dificuldade de os colectores drenarem as águas pluviais que se concentram muito rapidamente. Podem ainda causar deslizamentos de solos e sérios prejuízos na agricultura e danos no ambiente." in site da Protecção Civil

É da responsabilidade das Câmaras Municipais e Freguesias os planos de prevenção, manutenção dos sistemas de drenagem e acções correctivas de modo a minimizar o impacte de uma situação desta natureza.

Sem comentários: