2007-11-02

Mais de um milhão de pessoas afectadas pelo mau tempo

As cheias no sul do México afectaram mais de um milhão de pessoas. Na última semana, a chuva não parou de cair e encheu os rios que galgaram as margens. A situação já é comparada à vivida nos Estados Unidos com o furacão "Katrina".
Na capital de Tabasco, Villahermosa, vive-se o caos. As populações estão sem comida, água potável ou gás e os hospitais estão sem capacidade de resposta. Pelo menos 80% do estado está coberto de água.
Para prevenir o risco de epidemias, cerca de 400 médicos e socorristas foram enviados para a região. Até ao momento as cheias causaram pelo menos um morto.
"Villahermosa encontra-se numa situação semelhante à que se viveu em Nova Orleães com o 'Katrina'” disse o Governador de Tabasco, Andrés Granjer.
O presidente já admitiu que esta é a pior catástrofe natural da história do país e apelou à solidariedade de todos os mexicanos.

in Sic Online


O.K., o México não é um país tão poderoso como os E.U.A., o impacto mediático é reduzido, mas a dimensão humana da catástrofe é igual ou superior. Do ponto de vista económico, a exploração de petróleo na bacia do México foi afectada, e um dos resultados mais imediatos que vamos assistir é a escalada do preço de petróleo que vai ultrapassar o máximo histórico de 1980, a preços corrigidos pela inflação. O cliente que se prepare para preços a rondar os 1.5 € por litro de gasolina, até ao Natal.

Sem comentários: