2006-09-21

Compromisso Portugal

Ora essa, eu é que agradeço!

Depois de ler as provocantes propostas do Compromisso Portugal, aquilo fez-me lembrar uma coisa que aprendi hoje sobre a cultura. Temos um grande défice de cultura. Em todas as áreas, desde as Artes às Tecnológicas. É certo que há uma camada da população que é auto-suficiente no que respeita à absorção de novos conhecimentos, enriquecendo-se. Só que são poucos. Muito poucos para que o conhecimento se desenvolva numa escala nacional. Para todos os outros, os primeiros passos serão sempre os mais difíceis de dar. Mas depois de se adquirir a necessária bagagem, estarão lançados. Apanharam o gosto.

Lembrei-me da cultura porque comecei a pensar:
Qual será o impacto desta iniciativa na sociedade civil? Será que serão compreendidos? Ou não passará de uma breve citação do discurso do PM José Sócrates, na Assembleia das Nações Unidas (necessário realplayer), que nos enche o peito todo de orgulho e (im)potência?

Isto levou-me a indagar sobre quais serão os rumos para Portugal:
  • Uma é adoptar modelos de gestão do século passado, que alicerçam o espírito de colectividade e não fomentam o individualismo. Voltar à protecção total do Estado.
  • Outra é estarmos quietinhos e fingirmos que está tudo bem, onde é evidente para todos que a economia está a melhorar e os problemas desapareceram como que por encanto, recusando-se a analisar a fundo o que se está a passar.
  • Por fim, a última alternativa é começarmos a pensar por nós próprios. Interiorizarmos que, como indivíduos que somos, pôr Portugal a mexer também é nossa responsabilidade.
The Think Tank is You!

PostScriptum:
Hoje é o dia internacional da Paz.
Celebremo-lo, por nós e pelos outros que não o podem fazer.

Sem comentários: