2006-11-23

Aviso à navegação

Vamos ter chuvas fortes e quase todo o continente está em alerta laranja.

Nada de novo para quem vive nos Açores, onde este ano já levaram com dois alertas de furacões (Gordon e Helene) no meio do Atlântico.

Isto não é normal. Mas é um exemplo perfeito das alterações climáticas que se vivem por todo o mundo. Secas e cheias cada vez mais fortes e frequentes. Neste caso, devido à alta temperatura ao largo da costa para esta altura do ano (4º C acima do normal), vamos ter uma tempestade violenta a abater-se por todo o país. O amanhã vai ser bonito...

Portugal ratificou o protocolo de Kyoto e com a sua entrada em vigor com a ajuda da Rússia , vai ter que pagar uma avultada multa (380 milhões €) por não ter sido capaz de baixar as suas emissões de CO2 (equivalente) para a atmosfera.

Enquanto todo o resto da Europa diminuia as suas emissões, mantendo o crescimento do PIB, Portugal continuou a aumentar as suas emissões, aliado a um crescimento pouco sustentado do seu PIB. Que reflectos é que isto vai ter a nível Europeu?

Com a passagem para a 2º fase do protocolo, a Europa vai comprometer-se a baixar ainda mais o que tinha acordado, cerca de 30% menos. Portugal está acima do que devia estar, cerca de 35% a mais. E por isso, está na cauda da Europa.

O que têm isto a ver com política, meus senhores?

Simples, isto vai acabar por nos afectar a todos - multas por pagar pela nossa ineficácia ambiental e em honrar compromissos, e é claro, se tivéssemos todos adoptado uma política consciente em relação a Kyoto antes de 2001, não estaríamos agora a correr feitos uns malucos, com energias renováveis, num puro lance desesperado para baixar as emissões.

Mas também, ninguém liga a isso, já que estão todos ocupados a ver quem é que se senta na cadeira.

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

pode ser que 'este' caia da cadeira!







abraço laranja.

psd - a foto é uma boa fonte de inspiração para um abstracto. obrigada. :)