2006-11-24

O Clube

"Who will govern the governors?" There is only one force in the nation that can be depended upon to keep the government pure and the governors honest, and that is the people themselves. They alone, if well informed, are capable of preventing the corruption of power, and of restoring the nation to its rightful course if it should go astray. They alone are the safest depository of the ultimate powers of government.
Thomas Jefferson


Sou um admirador deste autor da declaração da independência da América em 1776 e fundador do partido democrata-republicano, a fonte original do partido democrata, também apelidado de partido de Jefferson. A sua visão e modo de estar na política, servindo o povo americano, é um exemplo perfeito da cidadania e espírito de dedicação que se deve ter para um povo.

Ora, há um bom princípio que deve ser tomado numa governação sustentável. Os princípios de livre participação, expressão e respeito pelos seus iguais. Fomentam a luta contra a corrupção e a apropriação do bem comum, só possível com a existência de pessoas informadas e interessadas com liberdade para tal.

Manter um sistema de governação, em qualquer nível, opaco e não fiscalizado, torna possível muitos dos abusos que nós todos temos constatado no nosso país. O que quero dizer é que só com a participação das pessoas no processo democrático, antes, durante e depois das eleições, é que poderemos sair do marasmo em que nos encontramos.

Dou um exemplo de uma pessoa informada e interessada que luta contra o mau estado das coisas na sua terra, Paço de Arcos.

Rui Manuel de Freitas, eleito pelo Partido Social Democrata, têm feito o seu papel de força de oposição, activo e inteligente, empenhado e vigilante, não porque tenha alguma coisa a ganhar com isso, mas porque como pessoa que é, leal às gentes da sua terra, não gosta de ver a sua freguesia maltratada. E por isso sofreu represálias.

Sofreu represálias porque as pessoas visadas pela sua crítica pensam que estão num clube, o clube de Paço de Arcos, onde quem é sócio do clube é que têm direitos, e os outros que estejam calados ou levam nas trombas.

Eu não sou sócio desse clube.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Companheiro,
Sou sócio do CDPA mas, não do outro "clube": o dos que ainda acreditam na subjugação de todos pelo "quero, posso e mando".
Aquilo que pretendo, de facto, é que Paço de Arcos progrida e conceda melhores condições de vida aos seus habitantes. E, contrariamente ao que o actual Presidente quer fazer crer, uma Junta de Freguesia (apesar dos escassos meios) pode contribuir para isso.
Comparem, por exemplo, o investimento feito no primeiro ano do anterior mandato com o do primeiro ano da presidência IOMAF...
E sejam honestos!
Rui Freitas

E disse...

Não era intenção minha associar o CDPA ao "clube". Que fique bem claro a todos os leitores - sou desportista praticante de vela, e considero a existência de associações desportivas essenciais para o bem-estar da população.

O que aconteceu ao Rui é um exemplo de que falta civilidade e educação a muita gente. Como hoje constatei com uma senhora de 50 anos que foi às compras e deixou o seu veículo numa saída de emergência para ambulâncias, perto de um lar da terceira idade. Só porque lhe dava jeito.

O Politicopata disse...

Ahhhhhhhh leão...

Isabel Magalhães disse...

levam nas 'trombas' ou levam umas 'naifadas' nos pneus.







abraço s-d.