2007-03-19

Um empresário sempre presente

Um militante social-democrata de Gondomar, o empresário Manuel Nápoles, está no centro de alguns dos contratos polémicos analisados pela comissão que fiscalizou a Gebalis. Nápoles é administrador da Hidrauli Concept, a empresa que, apesar da avença mensal contratualizada com a Gebalis, cobrou materiais a preços muito acima dos valores do mercado.

A Hidrauli Concept têm a sua sede na mesma morada que a Civil Concept - em Baguim do Monte, Gondomar - que também aparece no rol de empresas contratadas pela Gebalis. Por sua vez, a Civil Concept têm a mesma sócia-gerente que a M. Amaral & J. Azevedo, uma empresa com sede na Amadora, que também têm contratos com a Gebalis. As três empresas actuam na mesma área de negócio: construção civil e canalizações.

Esta última, a M. Amaral & J. Azevedo, conseguiu também, recentemente, um contrato de prestação de serviços com a Câmara Municipal de Oeiras para fazer serviços de reparações nas casas de pessoas carenciadas no concelho. O referido contrato foi feito por adjudicação directa, sem realização de concurso público, com a justificação de que o serviço a prestar pela empresa é pioneiro e exclusivo, por si idealizado e montado - justifica-se no contrato de prestação de serviços, a que o SOL teve acesso.

Segundo fontes sociais-democratas ;-) , o empresário e militante de Gondomar Manuel Eduardo Fonseca Cardoso de Nápoles foi um dos apoiantes, ainda que discreto, de José Alberto Pereira Coelho (conhecido como Zé Beto) à liderança do PSD, contra Marques Mendes, no ano passado. Terá também ligações à antiga vereadora da câmara de Lisboa e actual deputada do PSD, Helena Lopes da Costa. O antigo chefe de gabinete desta, Nuno Costa, é agora um dos assessores de Isaltino Morais na Câmara de Oeiras.

Graça Rosendo, jornalista de investigação, SOL, 17-MAR-2007

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

É sempre bom saber!





*** I.

Anónimo disse...

ficam algumas pistas para investigar o eng. napoles na gebalis:

1- alem da empresa M. Amaral & j. azevedo, veja tambem: "Celula"; "Mabopera"; Torres e Tavares"; "Contacto"; "Construcasais"; "Bragalux" ;"F.D.O"
2-Veja quem tem a adjudicação dos trabalhos do programa da CML: "lisboa amigo", e onde guardam as carrinhas de serviço.
3- Arq. Luís castro antigo assessor da ex- vereadora Helena Lopes da Costa, é o actual responsavel pela direcçao de engenharia na gebalis.

Por enquanto ficam estas pistas espero ter ajudado no seu trabalho.

E disse...

Não encontrei nenhuma informação sob Lisboa Amigo. A que data é que se refere?

Anónimo disse...

Caro Senhor,

Moro em frente ao armazém da empresa LX Amigo e que por sinal também próximo da empresa Gebalis.

A empresa LX Amigo fica nas instalações da Gebalis.

Do seu armazém saem sempre carrinhas da empresa Hidrauliconcept.
Será que a LX Amigo cedeu o espaço à empresa Hidrauliconcept. Ninguém entende. Na nova Alta de Lisboa trabalha a Hidrauliconcept. Ligo para a LX Amigo para um trabalho de torneiras na freguesia do Castelo e lá estão as carrinhas desta empresa Hidrauliconcept. Algo aqui está mal explicado. Todos nós que pagamos rendas à Gebalis sabemos que alguma coisa está errada.