2007-04-29

Escolhas e Escolhos

The Time to Break Silence speech by Martin Luther King

If we will but make the right choice, we will be able to speed up the day, all over America and all over the world, when justice will roll down like waters, and righteousness like a mighty stream.


Têm sido constante a minha participação como blogger na blogosfera de Oeiras. Porém, devido a compromissos assumidos recentemente, devo alertar os meus leitores de que nos próximos tempos não irei actualizar o blog tão frequentemente, remetendo esta tarefa para um "hábito semanal".

Deixo como leitura recomendada este documento esclarecedor da fundação "Konrad Adenauer Stiftung" do Brasil, país maravilhoso com uma natureza fantástica e um povo acolhedor mas a mãos com um problema gravíssimo que põe em causa a democracia. Recomendo este documento da mesma fundação, dedicado à prevenção e combate da corrupção a nível autárquico.

Deixando o Brasil e falando de Portugal, dá que pensar como é que um país como o nosso teima em continuar pequenino na cabeça de muita gente, nas suas façanhas e atitudes, em que se confundem direitos cívicos com atitudes moralistas e a governação com meras questões privadas. Não é que sejamos especiais, até nos USofA isto acontece!

Lamento neste momento em que todos devíamos exigir justiça e lutar pelos nossos direitos civis democráticos contra a "descentralização da estupidez", ainda tenhamos que aturar governantes e ex-governantes, do poder central ao local, como o ex-Ministro Pina Moura (PS) que se baseia em pressupostos ideológicos para justificar a nomeação para cargos não-executivos, ou o despudor oportunista na justificação de manter os pelouros atribuídos pelo movimento IOMAF, citando a resposta do vereador Emanuel Martins (PS) ao facto de Isaltino Morais estar acusado de crimes de corrupção, branqueamento, peculato, abuso de poder, etc, pelo Ministério Público: "É um problema que diz respeito a ele, é uma questão privada." (sic)

O exercício de um cargo público nunca foi nem deve passar a ser uma questão privada.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

DC;

Ficamos à espera do post semanal.

Obrigada pela sugestão de leitura.

Bom trabalho.

*** I.

E disse...

Já está no link dos meus blogs de Portugal o blog sobre Carmona e Lisboa