2007-01-15

INAC

INAC, Portela, Lisboa.

O Instituto Nacional de Aviação Civil têm um novo edifício para o pessoal técnico - Medicina Aeronáutica, Operações, Licenciamento, Infra-estruturas, etc. Fui lá fazer uma visitinha há bem pouco tempo. É um edifício moderno, bem construído, eficiente a nível energético, "informatizado", boas acessibilidades, etc. Está melhor colocado do que o edifício antigo da ex-DGAC, onde ainda se encontra o conselho de administração. Nada como uma boa distância entre a cúpula e os trabalhadores.

Contudo, nem tudo são boas notícias. Devido à sangria que se assiste generalizadamente na função pública, parte dos quadros técnicos não têm sido preenchidos. Isso explica a falta gritante de fiscalização da Aviação Civil e a transposição para o quadro jurídico em Portugal de questões relacionadas com a certificação dos nossos Aeroportos e Aeródromos civis.

Mais uma sala vazia...

Se não se inverter esta tendência, a diminuição de quadros técnicos na função pública e a sua substituição por quadros meramente administrativos, contratados por tarefa ou à avença, dentro de pouco tempo perderemos o know-how adquirido nas últimas décadas.

No fim de contas, isto acaba por ser um perfeito exemplo da cada vez maior demissão do Estado do seu papel regulador na sociedade portuguesa.

Sem comentários: